quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Projeto 5

Por Ana paula Meura

DESCOBRINDO AS CORES COM TARSILA

• Objetivo geral:

Possibilitar aos alunos um contato maior com as cores; fazendo-os entender que com poucas cores básicas, geralmente as mesmas, podem ser estabelecidas diversas relações. Fazer isso através da obra de Tarsila do Amaral – Paisagem com touro de 1925 - obtendo um reconhecimento das cores primárias e também das diversas formas que ela pode nos oferecer.

• Objetivos específicos:

Provocar o olhar com a imagem apresentada, observando as primeiras sensações e reações obtidas tentando despertar curiosidade sobre o que estão vendo e quais são as suas opiniões.

Buscar, a partir da imagem, o reconhecimento das cores primárias que estão presentes na obra, dando uma breve explicação de suas “funções” e o que elas são capazes de nos proporcionar (citar o verde, cor secundária, que aparece, mas que nesse momento não será o foco).

Produzir trabalhos utilizando, principalmente, a tinta guache, buscando um conhecimento das cores presentes na obra e fazer com que reconheçam essas cores no seu cotidiano; mas podendo utilizar também materiais comuns aos alunos (lápis, lápis de cor, giz de cera...) para alguns detalhes caso seja necessário a eles.

Buscar trabalhar não só individualmente, mas tmbém em grupos, para que assim haja uma integração e cooperação entre os alunos.

•Conteúdos:

A obra de Tarsila do Amaral
As cores primárias
Como as cores aparecem em nossas vidas
Maneiras de utilizar essas cores

•Desenvolvimento:

O trabalho desenvolvido iniciará no primeiro encontro com os alunos com uma breve contextualização sobre quem foi Tarsila do Amaral. Após isso, darei início a “provocação” do olhar das crianças, mostrando a obra “Paisagem com touro”, e dando início a questionamentos – que cores aparecem na obra; que relações elas têm com o ambiente que estão vendo; onde vemos essas cores no nosso dia-a-dia e como podemos utilizá-las hoje – entrando assim em nosso foco principal que serão as cores primárias.
A etapa seguinte será para o reconhecimento do material que irão trabalhar (teórica e praticamente). Depois de um embasamento a proposta será de trabalharem bidimensionalmente em folhas comuns e individualmente para terem a oportunidade da experimentação, de como as cores reagem umas com as outras e as possibilidades que nos dão. Ao final desse primeiro encontro iremos rever alguns conceitos tentando encaixá-los nos contextos dos trabalhos de cada um.
Em um segundo encontro, iniciaremos com mais um trabalho, agora em grupos. Com cartazes, cada grupo ira representar, assim como Tarsila, o que vê ao seu redor, as cores que percebe, tentando demonstrar um pouco de suas vidas, as relações que têm com os ambientes em que vivem e as relações com as pessoas e/ou animais
Ao final desses dois processos, encerraremos com uma apresentação dos trabalhos individuais e os trabalhos em grupo em forma de seminário, para que assim todos tenham contato com os trabalhos uns dos outros e expressem suas opiniões em relação a isso.

•Cronograma:


1º encontro
Breve relato sobre quem é a artista. Embasamento teórico, reconhecimento das cores e experimentação individual.


2ºencontro
Trabalho desenvolvido em grupo relacionado à obra apresentada e as vidas de cada um. Seminário final com as opiniões e conclusões que cada aluno chegou.


•Materiais utilizados:

Prancha com a imagem da obra de Tarsila
Prancha de demonstração das cores primárias
Papéis sulfite
Cartolinas
Guaches (cores primárias – vermelho, amarelo e azul)
Pincéis
Materiais comuns aos alunos (lápis de cor, giz de cera...)

•Avaliação:

A avaliação será realizada ao longo do processo, vendo o interesse e a participação de cada um. Terá a observação ao final de cada encontro e das produções artísticas realizadas e apresentadas aos colegas, a adequação ao tema abordado, o interesse pelo do outro e a participação em relatar seu processo até o resultado final sendo bom ou não.
Com isso, é esperado que cada aluno realmente tenha consciência do trabalho que realizou, das formas que utilizou, de como o material reagiu ao ser explorado e se o resultado foi satisfatório (caso não tenha sido, que ele encontre o que o levou a ter essa opinião). Por fim, é importante ressaltar a influência que a artista e sua obra tiveram na produção artística de cada aluno, sendo que foi disso que o trabalho foi iniciado, e que poderá ou não ser um ponto de partida para um projeto mais extenso.

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