1. Súmula:
Práticas de apreciação, produção e um resgate de conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores. Interligação de modo significativo com outras áreas do conhecimento através de diferentes meios.
2. Objetivos
Gerais:
2.1.1 – Conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente;
2.1.2 – Utilização de materiais alternativos para confecção de obras de arte;
2.1.3 – Processos de reciclagem;
2.1.4 – Relação do tema ECOLOGIA com a arte, buscando referenciais, refletindo sobre eles e debatendo.
Específicos:
2.2.1 – Execução de esculturas e maquetes com o tema ecologia utilizando materiais recicláveis e reciclados;
2.2.2 – Produção textual referente à exposição do fim do semestre;
2.2.3 – Elaboração e confecção de um folder com o tema preservação e divulgação da exposição para ser distribuído à comunidade;
2.2.4 – Montagem do blog da turma.
3. Conteúdo Programático:
Leituras de textos de artistas ambientalistas que desencadearão conversas sobre o nosso ambiente e a importância de zelá-lo;
Coleta de materiais recicláveis e reciclados;
Pesquisa sobre artistas que tenham trabalhos relacionados a reciclagem;
Apresentação das relações da arte com o reciclável por meio de exemplificações de artistas e técnicas;
Produção: montagem dos trabalhos para a exposição;
Produção textual sobre a exposição;
Confecção e distribuição do folder;
Montagem do blog da turma;
Avaliação e Exposição.
4. Procedimentos metodológicos:
Aulas expositivas;
Leituras dirigidas;
Debates em aula sobre as leituras e sobre o tema;
Saída dirigida em campo aberto;
Blog da turma contendo os textos dos alunos e de outros autores referentes ao tema, fotos dos trabalhos, curiosidades das pesquisas e divulgação da exposição;
Exposição aberta à comunidade.
5. Avaliação:
Participação em aula e no blog da turma;
Contribuição com idéias, novos tópicos de assunto;
Realização de todas as tarefas propostas no devido prazo;
Projeto de Trabalho
Montagem do blog da turma:
O primeiro passo será a elaboração do conteúdo do blog, que é toda a produção semestral (os textos, as pesquisas, as esculturas e o folder) e outros textos, imagens, reportagens, enfim, o que os alunos julgarem interessante relacionado ao assunto.
Esta etapa do projeto tem interdisciplinaridade com língua portuguesa e informática, através da produção do texto e do próprio blog. Tendo o material pronto para a publicação, iniciará a familiarização com o sistema de blogs. Quem já souber fazer, será encarregado de criá-lo, mas se nenhum dos alunos souber, a professora criará e autorizará todos da turma para serem autores do mesmo. Aprendido como por seus trabalhos e idéias lá, é hora de preencher o blog. Eles terão, além do tempo para colocarem seus trabalhos, espaço para pesquisar outros tipos de materiais para postarem. É obrigatória a participação de todos os alunos, como consta na avaliação.
A produção textual deverá ser acerca do tema proposto A Reciclagem e as Artes, abordando tanto aspectos ambientais quanto a relação das artes nesse contexto. Os alunos terão como base a pesquisa feita anteriormente sobre o assunto, as apresentações dos colegas e da professora.
O blog servirá como uma ferramenta para arquivamento de toda produção dos alunos e também como um lugar de acesso público, o qual os alunos poderão acessar em qualquer lugar e mostrar para quem quiserem. Além do conteúdo do blog, que será individual, existem outras partes, como o template (a “cara” do blog), que serão responsabilidade dos alunos, divididos em grupos.
Projeto de Ensino – Aprendizagem
Nome: A Reciclagem e as Artes
Questões a serem exploradas:
· contato com artistas que usem o reciclável no seu trabalho ou que abordem o tema meio ambiente, enfatizando a maneira como isso é trabalhado;
· reconhecimento da importância da reciclagem;
Meio de chegar a essas questões:
· pesquisa em casa para ser apresentada
· produção textual em aula sobre o assunto.
Avaliação:
· participar das conversas com interesse;
· trazer novidades resultadas da pesquisa;
· entregar o texto sobre o tema trabalhado;
Nenhum comentário:
Postar um comentário