quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Projeto 4

Por Bárbara Montelli

A RECICLAGEM E AS ARTES

1. Súmula:

Práticas de apreciação, produção e um resgate de conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores. Interligação de modo significativo com outras áreas do conhecimento através de diferentes meios.

2. Objetivos

Gerais:

2.1.1 – Conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente;

2.1.2 – Utilização de materiais alternativos para confecção de obras de arte;

2.1.3 – Processos de reciclagem;

2.1.4 – Relação do tema ECOLOGIA com a arte, buscando referenciais, refletindo sobre eles e debatendo.

Específicos:

2.2.1 – Execução de esculturas e maquetes com o tema ecologia utilizando materiais recicláveis e reciclados;

2.2.2 – Produção textual referente à exposição do fim do semestre;

2.2.3 – Elaboração e confecção de um folder com o tema preservação e divulgação da exposição para ser distribuído à comunidade;

2.2.4 – Montagem do blog da turma.

3. Conteúdo Programático:

Leituras de textos de artistas ambientalistas que desencadearão conversas sobre o nosso ambiente e a importância de zelá-lo;

Coleta de materiais recicláveis e reciclados;

Pesquisa sobre artistas que tenham trabalhos relacionados a reciclagem;

Apresentação das relações da arte com o reciclável por meio de exemplificações de artistas e técnicas;

Produção: montagem dos trabalhos para a exposição;

Produção textual sobre a exposição;

Confecção e distribuição do folder;

Montagem do blog da turma;

Avaliação e Exposição.

4. Procedimentos metodológicos:

Aulas expositivas;

Leituras dirigidas;

Debates em aula sobre as leituras e sobre o tema;

Saída dirigida em campo aberto;

Blog da turma contendo os textos dos alunos e de outros autores referentes ao tema, fotos dos trabalhos, curiosidades das pesquisas e divulgação da exposição;

Exposição aberta à comunidade.

5. Avaliação:

Participação em aula e no blog da turma;

Contribuição com idéias, novos tópicos de assunto;

Realização de todas as tarefas propostas no devido prazo;

Projeto de Trabalho

Montagem do blog da turma:

O primeiro passo será a elaboração do conteúdo do blog, que é toda a produção semestral (os textos, as pesquisas, as esculturas e o folder) e outros textos, imagens, reportagens, enfim, o que os alunos julgarem interessante relacionado ao assunto.

Esta etapa do projeto tem interdisciplinaridade com língua portuguesa e informática, através da produção do texto e do próprio blog. Tendo o material pronto para a publicação, iniciará a familiarização com o sistema de blogs. Quem já souber fazer, será encarregado de criá-lo, mas se nenhum dos alunos souber, a professora criará e autorizará todos da turma para serem autores do mesmo. Aprendido como por seus trabalhos e idéias lá, é hora de preencher o blog. Eles terão, além do tempo para colocarem seus trabalhos, espaço para pesquisar outros tipos de materiais para postarem. É obrigatória a participação de todos os alunos, como consta na avaliação.

A produção textual deverá ser acerca do tema proposto A Reciclagem e as Artes, abordando tanto aspectos ambientais quanto a relação das artes nesse contexto. Os alunos terão como base a pesquisa feita anteriormente sobre o assunto, as apresentações dos colegas e da professora.

O blog servirá como uma ferramenta para arquivamento de toda produção dos alunos e também como um lugar de acesso público, o qual os alunos poderão acessar em qualquer lugar e mostrar para quem quiserem. Além do conteúdo do blog, que será individual, existem outras partes, como o template (a “cara” do blog), que serão responsabilidade dos alunos, divididos em grupos.

Projeto de Ensino – Aprendizagem

Nome: A Reciclagem e as Artes

Questões a serem exploradas:

· contato com artistas que usem o reciclável no seu trabalho ou que abordem o tema meio ambiente, enfatizando a maneira como isso é trabalhado;

· reconhecimento da importância da reciclagem;

Meio de chegar a essas questões:

· pesquisa em casa para ser apresentada em aula. A professora também participará, garantindo que, se não acharem algo que os instigue, o material já esteja pronto para ser mostrado, levantando questionamentos o tempo todo para que eles sejam capazes de formar as suas próprias idéias e opiniões.

· produção textual em aula sobre o assunto.

Avaliação:

· participar das conversas com interesse;

· trazer novidades resultadas da pesquisa;

· entregar o texto sobre o tema trabalhado;



Nenhum comentário: