quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Projeto 3

Por Camila Göttems.


O ESPAÇO TRIDIMENSIONAL

Plano de Ensino

Súmula:

Objetivar uma educação preocupada com a formação e identidade do aluno, a arte com parceria entre as diversas fronteiras de conhecimento, pode ser um espelho onde o adolescente procura identificar-se, construindo sua própria linguagem.

Objetivos:

Gerais:

desenvolver a compreensão do espaço tridimensional.

Específicos:

Conteúdo Programático:

· aspectos da forma tridimensional: luz e sombra, volume, peso, leveza, cheios e vazios; textura e cor, ritmo e equilíbrio, entre outros;

· relações espaciais e de contexto;

· estudar noções de obras tridimensionais no desenvolvimento da história da arte;

· pesquisar artistas que possuem obras tridimensionais;

· desenvolvimento de trabalho prático tridimensional;

· articulação entre teoria e prática;

· possibilidades de diferentes usos de materiais de acordo com o contexto.

Procedimentos metodológicos:

· projeções de reproduções de obras de arte;

· visita à exposição de arte que aborde algumas das questões estudadas na disciplina;

· criação de um grupo on-line ( blog ou wiki ), como portfólio digital;

· exercícios de intervenção em espaços da escola, ou comunidade;

· aulas práticas em atelier

Avaliação:

será avaliado o envolvimento do aluno em sala de aula e com o projeto:

· Produção de trabalhos teóricos e práticos, demonstrando a absorção do conteúdo apresentado;

· Capacidade de auto-avaliação, crítica e sugestões;

· Comprometimento, independência e processo colaborativo, relacionados à abordagem do trabalho.


Projeto de ensino Aprendizagem

Primeiro dispositivo escolhido: Alexander Calder

Foco que será desenvolvido na aprendizagem:
percepção, produção, reflexão e contextualização.

Tema: tridimensional

Identificação de questões a serem exploradas:
• os elementos básicos do espaço tridimensional
• o espaço além-obra como um elemento constitutivo do objeto tridimensional
• relações do corpo com a obra tridimensional

Escolha do Plano de trabalho:
Nesta aula será desenvolvido um exercício, com o objetivo de despertar o aluno para a noção do objeto tridimensional como uma extensão do espaço habitado.

Itens a serem desenvolvidos para se chegar aos objetivos propostos
• O exercício será feito no pátio da escola, dentro de uma área de 4m x 3m aproximadamente.
• Cada aluno recebera um pedaço de fio de lã correspondente ao dobro do comprimento da área selecionada para fazer o exercício.
• Dentro da área selecionada o aluno deverá escolher um lugar para fixar uma das pontas do fio de lã.
• Após todos terem prendido a primeira ponta, será solicitado que circulem entre eles no espaço, fixando a linha entre os obstáculos até um ponto final. ( a linha deverá ficar esticada no espaço).
• Os alunos formarão grupos de 4, cada grupo deverá escolher dentro do emaranhado de linhas, um conjunto de linhas para formar um objeto.
• Cada grupo terá um pedaço de tnt, fita adesiva e grampeador.
• Com o tnt, preencherão um espaço entre uma linha e outra, prendendo-o com fita ou grampo, formando um dos lados do objeto. Farão isso até completar a forma do objeto 3D.
• Após terem terminado, será registrado com fotografia, para ser utilizado no portfólio digital que será realizado durante o projeto.
• Será solicitado que o grupo registre também em esboços a forma do objeto final, e a forma bidimensional de cada lado do objeto e as medidas de suas arestas (aproximadamente). Os desenhos serão colocados no portfólio digital e também serão utilizados em uma aula de matemática, ( sobre volume, peso, área...).
• Após terem feitos os registros, e observado os trabalhos dos colegas, haverá uma conversa sobre os objetos tridimensionais, os elementos básicos para o espaço tridimensional.
• Haverá também uma conversa sobre o exercício feito e os objetos formados e seu conjunto.
• Serão apresentadas imagens de algumas esculturas do artista Alexander Calder, para organizar a compreensão sobre o tridimensional.

Avaliação
• A avaliação de aprendizagem será guiada no desenvolvimento da aula, identificando a interação do aluno, a transformação de seus conhecimentos, e a contextualização do conteúdo através de debate.

Nenhum comentário: