terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Projeto 2

Por Camila Göttems

IMAGENS FORMANDO IMAGENS: UMA INSPIRAÇÃO ÀS PINTURAS DE ARCIMBOLDO


Primeiro dispositivo escolhido: • Imagem da obra do artista Giuseppe Arcimboldo, “O Horticultor”

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/49/Arcimboldo_Vegetables.jpg>

Foco que será desenvolvido na aprendizagem:
• apreciar;
• produzir;
• contextualizar.

Tema:
colagem.

Identificação de questões a serem exploradas:
contexto histórico sobre a vida e a obra do artista Arcimboldo;
• análise de reproduções das obras do artista;
• contextualização da técnica colagem na história da arte;
• produção de colagens;
• apreciação e reflexão sobre as obras produzidas em aula.

Escolha do Plano de trabalho:

O projeto será desenvolvido em uma 5º série do Ensino Fundamental, no decorrer de 3 aulas de 45 minutos cada.

AULA 1:

O aluno deverá atingir os seguintes objetivos:

conhecer a história e as obras do artista Giuseppe Arcimboldo;
• fruir e refletir sobre a produção do artista;
• identificar aspectos formais na pintura do artista.

Conteúdos:
história da vida e obra do artista Arcimboldo;
• apreciação sobre as reproduções apresentadas.

Desenvolvimento da aula:

1.
Disposição dos alunos em semicírculo;
2. Apresentação de um PowerPoint pela professora contando a história do artista
Giuseppe Arcimboldo e mostrando a reprodução de algumas de suas obras;
3. Análise e comentários em grande grupo, sobre a produção do artista.
4. Levantamento de questões a serem analisadas sobre aspectos formais identificados nas obras como: cores, texturas, sombras, linhas, sobreposições, etc.
5. Apresentação da proposta do trabalho prático, que será a construção de um retrato feito com colagens, com referenciais na pintura de Arcimboldo;
6. Início do trabalho prático à partir da confecção do suporte para a colagem, utilizando papelão tamanho A3 e tinta para pintar o fundo.
7. Solicitação do material para a próxima aula. Será pedido aos alunos que tragam: recortes de revistas ou jornais com figuras de flores, frutos, hortaliças (alimentos naturais); folhas e flores secas, cascas e galhos secos; sementes variadas, chás, cravo cola e tesoura.

Recursos /técnicas:

Professor
• datashow e computador
• power Point;
• reprodução das obras de Giuseppe Arcimboldo.

Alunos
• papelão;
• tinta guache.

Processo de avaliação, o aluno será avaliado de acordo com tais critérios:
interesse no conhecimento do artista;
• participação;
• envolvimento com a aula.

AULA 2:

O aluno deverá atingir os seguintes objetivos:
compreender e explorar a técnica da colagem;
• conhecer e experimentar diferentes materiais;
• articular a imaginação e a percepção através da sua produção.

Conteúdos:
colagem ( Produção).

Desenvolvimento da aula:

1. Breve explicação sobre a técnica de colagem e contextualização na história da arte
2. Solicitação para o início da atividade prática que será: fazer um retrato utilizando a colagem como técnica principal pode haver interferências com pintura;
3. Enfatizar o tema da produção: colagens de imagens de alimentos naturais, folhas, flores, e elementos naturais secos.
(Obs.: Durante a produção dos alunos será colocado uma música ambiente, com tema: “alimentos” );
4. Solicitação para que os alunos relembrassem os títulos das obras de Arcimboldo, percebendo a ligação do título com a obra num todo. (ex: “flora” – refere-se a um rosto só de flores). Orientar o aluno a criar um título para sua produção, com princípios encontrados nas obras.
5. Circulação de algumas reproduções de artistas que trabalham com colagem.
6. Solicitação para que os alunos terminassem os trabalhos em casa, se ainda não haviam o feito, para trazer na próxima aula, para a exposição e avaliação.
7. Organização da sala de aula.

Recursos /técnicas:

Professor
• reprodução das obras de Giuseppe Arcimboldo;
• reproduções de colagem (Hannah Höch. Max Ernest , David Hockney...);
• CD e aparelho de som.

Alunos
• papelão preparado com tinta, feito na aula anterior;
• cola;
• tesoura sem ponta;
• recortes de revistas e jornais com imagens de alimentos naturais ou flores e folhas;
• sementes variadas;
• folhas, flores e galhos secos;
• tintas e pincel.

Processo de avaliação, o aluno será avaliado de acordo com tais critérios:
interesse;
• participação;
• empenho na busca dos materiais;
• empenho na realização do trabalho;
• criatividade.

AULA 3

O aluno deverá atingir os seguintes objetivos:
apreciar as produções da turma, respeitando a própria produção e a dos colegas;
• interagir na discussão sobre a proposta.
• expressar-se através da comunicação, a partir da observação das produções.

Conteúdos:
apreciação das produções feitas em aula;
• contextualização e reflexão sobre a produção própria, a dos colegas e as obras do artista Arcimboldo.

Desenvolvimento da aula:
1.
Organização dos trabalhos nas paredes da sala da merenda (com autorização da diretoria);onde permanecerão expostos durante uma semana.
2. Apreciação das produções;
3. Comentários e reflexão compartilhada sobre as produções e a proposta de trabalho (Avaliação)

Recursos /técnicas:
produções dos alunos.

Processo de avaliação, o aluno será avaliado de acordo com tais critérios:
realização da tarefa proposta;
• participação;
• interação com o grupo;
• relato do processo: dificuldades, possibilidades e descobertas.


Avaliação:

A avaliação de aprendizagem será guiada a partir dos resultados obtidos durante o projeto identificando como o aluno interagiu com o conteúdo e transformou seus conhecimentos, juntamente com um diálogo final, coletivo, para analisar como a aprendizagem ocorreu.

Nenhum comentário: